22/05/2020 às 01:20 Dicas para Noivas

Casamento Civil em 3 passos:

458
2min de leitura
Diversos casais acabam se confundindo ou desconhecem os tramites legais quando assunto é o casamento civil. Entre as inúmeras tarefas que envolvem um casamento a parte burocrática é o primeira e mais importante etapa do processo. Sabendo que essa pode ser uma dúvida de muitos de nossos clientes conversamos com nossa parceira Railene: @railenecerimonialista  e montamos um  "passo a passo"  direto e objetivo. Confira as nossas dicas e aprenda tudo sobre casamento civil:

1° passo: Habilitação de casamento

A Habilitação de Casamento é o pedido que os noivos fazem ao cartório para averiguar se os noivos estão aptos a casar. O Cartório irá analisar o histórico social do casal, para confirmar que ambos estão livres para ficarem juntos.Esta solicitação deve ser feita 30 dias antes da data desejada para a cerimônia civil. Neste dia, você escolherá se vai querer comunhão parcial ou total de bens.Caso você queira agilizar o processo, leve os documentos necessários no dia do requerimento. Após a liberação do Juiz, caso não tenha nenhum impedimento social, os noivos estarão aptos a casar dentro do período de 90 dias corridos.

2° passo: Agendamento da Cerimônia Civil

Antes de pensar em qualquer outra coisa, pense na data. Escolha o dia ideal e vá até o cartório para marcar. Não se esqueça que você tem 90 diaspara casar! (após a autorização do cartório). Existem dois tipos de cerimônia. Você pode escolher casar dentro do cartório ou fora dele. É só marcar a data que você quer casar, sendo ela durante a semana ou durante os finais de semana. Você pagará as taxas solicitadas pelo cartório, verá a disponibilidade do Juiz de Casamentos e terá marcado a cerimônia do seu Grande Dia. Este estilo é utilizado por casais que sonham em fazer um casamento mais íntimo, sem celebrações religiosas.

Diligência é o casamento feito pelo Juiz de Casamentos fora do cartório, sendo possível você escolher qual será o local do casamento. Buffet, residência, salão de festas, sítio. Você escolhe. Certifique-se que o Cartório que você está procurando oferece esta possibilidade, caso contrário, entre com o processo de casamento em outro estabelecimento.

3° passo: A Cerimônia

A cerimônia acontece na data agendada com o Juiz de Casamentos, o funcionário do cartório, os noivos e as testemunhas. Após esta cerimônia, o casamento é efetuado e você terá o status social de casada/o.

22 Mai 2020

Casamento Civil em 3 passos:

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamento civil casamento no cartório como casar no civil fotografiadecasamento fotografo de casamento habilitação para casamento

Quem viu também curtiu

20 de Out de 2017

Bolo suspenso (Hanging cake): decorando seu casamento com criatividade

13 de Out de 2017

Restaurantes para casamentos no Rio de Janeiro

09 de Mai de 2018

5 MOTIVOS PARA CONTRATAR PROFISSIONAIS DE FOTOGRAFIA NO SEU CASAMENTO:

Olá, posso ajudar? É só chamar no whatsApp.
Logo do Whatsapp